Introdução à Psicologia Preta , criado por Lucas Veiga
Curso ministrado por Lucas Veiga
Disponível
5.0 / 5
44 avaliações
800 inscritos
0h
Tendo como direção responder à questão "como curar a negritude dos efeitos do racismo?", o curso aborda as marcas da colonização na produção de conhecimento e na produção de subjetividade para em seguida, num diálogo com intelectuais negros do campo da saúde mental como Frantz Fanon, Wade Nobles, Neusa Santos Souza, dentre outros, apontar caminhos para o tratamento dos impactos do racismo na subjetividade negra. O curso tem como referência a Black Psychology, vertente da Psicologia criada por psicólogos afro-americanos em meio a luta pelos direitos civis no final dos anos 1960/70. Alguns dos conceitos abordados no curso são: > Paradigma ético, estético e político da clínica. > Colonização e descolonização do inconsciente. > Subjetividade diaspórica e cura do auto-ódio. > Aquilombamento e pulsão palmarina.
Psicólogos (as), estudantes de Psicologia, profissionais da saúde e demais interessados (as).
Amei o curso! Relevante, atual, necessário para nós Terapeutas. Gratidão
Excelente síntese que traz respostas a antigas angústias e que me motivou a me aprofundar mais no tema… um curso bastante transformador… Parabéns pelo lindo trabalho, Lucas Veiga✨💕
A construção e a colocação das palavras, das informações, elaborações cativam e possibilita o atravessamento e a aprendizagem. Tenho uma nova fonte de inspiração. Parabéns e agradeço a oportunidade.
Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa e escreve sobre questões raciais, anticoloniais e saúde mental da população negra. Tem palestrado sobre essas temáticas em universidades públicas (USP, UFRJ, UFF, UERJ, IFRJ, UNEB, UEFS, UFBA) e privadas (PUC, Estácio de Sá), bem como em outros espaços (SESC, Aparelha Luzia, Museu da República, Instituto Steve Biko). Dentre seus textos publicados encontram-se "Qual a cor da Psicologia no Brasil?" (Jornal do Brasil), "As diásporas da bixa preta: sobre ser negro e gay no Brasil" (Revista Tabuleiro de Letras, UNEB) e “Descolonizando a Psicologia: notas para uma Psicologia Preta” (Fractal). Desde maio de 2018 tem ministrado cursos sobre Psicologia Preta em várias cidades do país.
Com certificado de conclusão